terça-feira, 12 de junho de 2018

Bases Epistemológicas da Educação

Componente Curricular: Bases Epistemológicas da Educação
Docente: Gustavo Bruno Bicalho Gonçalves (Lattes)

VER TODAS AS POSTAGENS DESTE COMPONENTE


Ementa:
Principais abordagens teóricas dos processos educativos, destacando princípios e conceitos constitutivos do pensamento educacional contemporâneo. Esboço geral das configurações histórico-epistemológicas da educação, por meio da articulação interdisciplinar entre aspectos sociológicos, psicológicos, antropológicos, históricos e filosóficos da educação escolar e não escolar na contemporaneidade.


Objetivos Gerais:
→ As bases epistemológicas da educação;
→ Conhecer pensadores que tematizaram as questões educacionais;
→ Fomentar a busca pessoal por significação da educação;
→ Reconhecer o caráter multicultural das experiências da educação refletindo em diversidade de teses e visões
→ Reconhecer a escola como ponto de partida local para uma experiência que se pretende universal


Bibliografia Básica:
CAMBI, Franco, LORENCINI, Álvaro. História da Pedagogia. São Paulo: UNESP. 1999. 700p.
GADOTTI, Moacir. História das ideias pedagógicas. 6.ed. São Paulo: Ática, 1998.
LOPES, José de Sousa Miguel. Cinema e educação: o diálogo de duas artes. in: Canal cine Sabotage. Texto completo disponível no link
RANCIÈRE, Jacques. Prefácio à educação Brasileira. O mestre ignorante: Cinco lições sobre emancipação intelectual. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.
SAVIANI, Demerval. História das idéias pedagógicas no Brasil. 3.ed. Campinas: Autores Associados, 2011. 473p
STRECK, Danilo R (Org) Fontes da Pedagogia Latino-Americana: uma Antologia. Belo Horizonte: Autêntica, 2010


Nenhum comentário:

Postar um comentário