domingo, 22 de outubro de 2017

O Papel da Universidade


Compreender o papel atual da Universidade requer olhar para as transformações dessa instituição ao longo do tempo e perceber seus desdobramentos e modelos até o panorama atual do Ensino Superior.

A Universidade constitui-se como instituição multidisciplinar de investigação, extensão e ensino, e deve estar a par das dinâmicas sociais afim de fazer notória a sua intervenção para o bem comum de propagação e manutenção do conhecimento.

Desde o seu surgimento a Universidade passou por períodos de ascensão e declínio, ocasionados por contextos econômicos, políticos e sociais distintos. A Universidade Contemporânea, surge após esses desdobramentos, se inclinando às demandas e emergências sociais, se desprendendo mais efetivamente do poder político ou religioso e se aprimorando nas suas relações com a sociedade.

Essa nova roupagem contemporânea que se agrega ao papel da Universidade, traz consigo uma gama de desafios, tal qual salientam Filho e Santos (2008) ao registrarem que “os desenvolvimentos da última década colocam desafios muito exigentes à universidade e especificamente à universidade pública.” (FILHO E SANTOS, 2008, p. 39)

Essas conformações devem acontecer considerando a consolidada “tríade de ensino-pesquisa-extensão” abordada por Fleck (2011) que se configura contexto a partir do qual as Instituições de Ensino Superior – IES se constituem como formadoras de subsídios ao desenvolvimento regional com a produção de conhecimento científico.

Contudo Fleck (2011) reitera que essa tarefa acaba fracassando quando negligenciadas as especificidades regionais em que a universidade se insere. Isso porque o conhecimento científico produzido na universidade muitas vezes não conversa com o conhecimento e as demandas produzidas pela sociedade fora dos muros da instituição.

Para além do que o modelo tradicional de universidade sugere, torna-se necessária a ressignificação de um conhecimento contextual na medida em que o princípio organizador da sua produção seja a aplicação que lhe pode ser dada em âmbito regional e nacional.

Portanto, para efetivação da tríade universitária, torna-se necessário compreender a importância do ensino na qualificação do conhecimento produzido na universidade, a forte contribuição da pesquisa para o progresso e as mudanças que se dão pela extensão. Esses pilares se coadunam no atendimento às demandas da sociedade e primordialmente à região em que a universidade se insere.

Essas reflexões garantem o entendimento do papel da universidade como plural e diverso, ao se perceber sua dupla função de formar para a emancipação enquanto fomenta o combate aos danos sociais. Ao tempo que valoriza a cultura da sociedade em que está inserida, essa instituição busca se universalizar, intercambiando o conhecimento com a comunidade, sua regionalidade, a nação e o mundo.

A partir desse entendimento é possível perceber também o papel da Universidade Federal do Sul da Bahia - UFSB na realidade sul-baiana. É imprescindível para a Universidade se perceber ao longo da história, bem como entender o papel que lhe cabe na atualidade.


Referências

SANTOS, Boaventura de Sousa; ALMEIDA-FILHO, Naomar. A Universidade no Século XXI - Para uma Universidade Nova. Coimbra: Almedina, 2008. Disponível em: https://ape.unesp.br/pdi/execucao/artigos/universidade/AUniversidadenoSeculoXXI.pdf. Acesso em 20 de out. 2017

FLECK, Carolina F. A tríade ensino-pesquisa-extensão e os vetores para o desenvolvimento regional. Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional, v. 7, p. 250-278, 2011. Disponível em: file:///C:/Users/erive/Documents/ABI%20-%20LI%20-%202017%20-%20UFSB/2017-3/1-%20UDRN/A%20tríade%20ensino-pesquisa-extensão%20-%20fleck.pdf. Acesso em 16 de out. 2017

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